FAQ

Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre os nossos serviços.
Se tiver alguma dúvida nos escreva.

O que pode contaminar minha água?

São diversos fatores que podem contaminar a água. Um poço mal perfurado, a proximidade de sumidouros, esgotos, o uso de agrotóxicos, caixas de água descobertas, sem limpeza e desinfecção, amostragem inadequada, entre outros. Não podemos nos esquecer que as bactérias estão presentes até mesmo nas grandes profundidades, assim a desinfeção é a melhor forma de garantir a qualidade de sua água.

A Portaria 2914 de 2011 (análise para água de consumo) não existe mais?

A Portaria foi revogada e consolidada, isto significa que seu conteúdo faz parte da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde, onde encontramos todos os conteúdos da categoria em um mesmo local. A PRC Nº 05 de 28/09/2017, anexo XX manteve a Portaria 2914 completa e sem alterações em seus requisitos!

Quais os cosméticos que vocês analisam?

Na matriz cosméticos, analisamos produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionar, gel de barba, sabonetes, enxaguante bucal, creme dental...) hidratantes, maquiagens e muito mais.
Analisamos desde a matéria prima para produção até o produto acabado.

Todas as análises são realizadas por vocês?

Temos laboratórios parceiros que realizam alguns ensaios.
Estes parceiros cadastrados, são auditados por nós de maneira que atendam todos os requisitos de qualidade.

Vocês realizam análise de glúten?

Realizamos análise de presença/ausência do glúten nos alimentos.
Muito importante verificar a presença do glúten para que apresente ao seu consumidor em sua embalagem, como forma de alerta e segurança aos alérgicos.

Vocês realizam ensaios de Tabela Nutricional?

Realizamos sim! Entre em contato com nosso comercial através do e-mail comercial@natron.com.br para solicitar proposta.

O que é validade de prateleira?

São análises realizadas nos produtos durante um determinado período em um ambiente controlado, para determinar o seu tempo de validade.

O que as bactérias heterotróficas causam na água?

A contagem das bactérias heterotróficas é mais um indicador de qualidade da água, juntamente com os coliformes, fornecendo informações adicionais sobre possível falha na desinfecção e distribuição da água.
Apesar do valor máximo permitido especificado em legislação ser alto e a maioria das bactérias heterotróficas não ser patogênica, pode representar riscos à saúde. como também deteriorar a qualidade da água, provocando o aparecimento de odores e sabores desagradáveis.

Comi algo que me fez mal, vocês analisam?

Não. Realizamos análises de controle de qualidade para empresas que produzem os alimentos.
O consumidor deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária de seu município.

Como saber se posso beber minha água?

Existem vários ensaios que juntos nos indicam se a água é potável ou não.
Entre em contato para que possamos informar sobre quais os ensaios mínimos para que conheça sobre a qualidade de sua água.

Qual o tempo que leva para receber meus relatórios de ensaio?

O tempo varia de acordo com o ensaio solicitado. Na proposta comercial indicamos o tempo em dias úteis.
Se houver dúvidas, entre em contato pelos telefones (14) 3223-8687/ 3206-5160 / 99185-1824 / 99185-2001 ou pelo e-mail comercial@natron.com.br

Qual o profissional que assina os relatórios de ensaio?

Temos nossa Química responsável, devidamente registrada no Conselho de Química IV que gerencia todo o processo das amostras, desde planejamento, amostragem até a emissão do relatório de ensaios, podendo receber assessoria quanto a comparação dos resultados, sempre que houver contrato destes serviços solicitados.

Quais os tipos de assessoria que vocês prestam?

Realizamos assessoria para empresas que necessitam apresentar responsável técnico e relatórios à Vigilância Sanitária para atendimento da Legislação das Águas de Consumo Humano.
Auxiliamos na instalação de bomba dosadora de hipoclorito de sódio, dosagem correta, controle de concentração, manutenção preventiva da bomba.
A assessoria da instalação pode ocorrer remotamente ou presencialmente, basta verificar com o comercial as opções de valores que irão melhora atendê-lo.

O que seria a análise de ambiente?

Realizamos análise em ambientes esterilizados, como salas limpas que produzem produtos controlados ou superfícies de equipamentos e produção; mãos de colaboradores também se encaixam em análise de ambiente.

Analisam medicamentos?

Não analisamos medicamentos!

Como devo enviar minha amostra de alimento para análise?

Os alimentos devem vir lacrados e em embalagem original.
A quantidade será informada em proposta comercial, pois varia conforme o número e tipo de ensaios solicitados.

O que não fazem?

NÃO realizamos análises clínicas e genéticas como DNA, sangue, exame toxicológico, identificação de componentes de produtos, teste de ar condicionado com equipamento para a Vigilância Sanitária (realizamos diretamente em placa de microbiologia para controle de ambiente), alimentos para consumidor, medicamentos, matrizes de homeopatia, água de hemodiálise.

Posso fazer a minha amostragem?

Para atender órgãos fiscalizadores, é necessária amostragem por profissionais treinados e muitas vezes empresas acreditadas.
Nestes casos, apenas o laboratório esta habilitado para o procedimento.
Quando os ensaios forem apenas para controle interno da qualidade nas empresas ou pessoa física, os clientes recebem as informações para que façam sua amostragem e nos enviem de forma que não haja alterações nas amostras.

O Laboratório é de análises clínicas? Analisa sangue?

Nosso laboratório é químico, não realiza análises clínicas como sangue.